Prédio interditado há 10 anos ainda é usado pela prefeitura de Lins
quinta-feira, 31 de maio de 2012Há dez anos a Defesa Civil de Lins interditou um prédio da prefeitura de Lins por falta de condições. Mas, o município ignorou a determinação e continuou usando o imóvel. Agora, a defesa vai novamente pedir que o prédio seja desocupado.
O prédio construído em forma de círculo é histórico e durante vários anos serviu de abrigo para locomotivas que puxavam vagões de passageiros e de carga pelo interior afora. Apesar da importância, a construção de 1947 está esquecida. Do lado de fora mato alto e as estruturas das paredes e do telhado também apresentam problemas. Há dez anos, a defesa civil fez uma vistoria no edifício e decidiu interditá-lo por falta de segurança.
“Em 2002, eu recebia várias denúncias e fui até o local para comprovar o que estava acontecendo. Realmente a gente viu telhas caindo, a preocupação dos trabalhadores porque eles que ligavam anonimamente para Defesa Civil então nós fomos lá, vimos as condições do prédio e interditamos o prédio”, explica a responsável pela Defesa Civil, Maria Elisa Soares.
Ao longo dos anos, a prefeitura, dona do imóvel, ignorou o alerta. O prédio é usado atualmente pelo setor de pavimentação da Secretaria Municipal de Obras, onde trabalham cerca de dez funcionários. Veículos pesados entram e saem do estacionamento durante todo o dia. Segundo a defesa civil, o maior risco que os funcionários correm é de serem atingidos por uma telha, já que boa parte da cobertura do prédio está comprometida.
Os funcionários não quiseram gravar entrevista, mas disseram que parte das telhas foi retirada para não oferecer risco. Em cima ainda existem telhas e restos de madeira e como nada foi feito até agora, a Defesa Civil vai notificar a prefeitura para que retire os funcionários do prédio e faça a reforma para manter o patrimônio histórico.
“Das outras vezes nós oficiamos apenas verbalmente. Por isso que eu vou fazer um documento, um dossiê, para ser enviando para o jurídico da Prefeitura, que deverá ser encaminhado ao gabinete do prefeito para as devidas medidas”, completa a representante da Defesa Civil.
A coordenadoria de comunicação informou em nota que, apesar de ter ocorrido manifestação da Defesa Civil, a Prefeitura aguarda o laudo técnico, com os apontamentos sobre os problemas detectados na área para análise dos setores competentes e providências.
A Prefeitura de Lins afirma ainda que existe um projeto pronto inclusive já encaminhado com solicitação de recursos para transformar o local em um espaço cultural. O projeto já foi encaminhado ao Ministério do Turismo.
Fonte: G1