Ampliada e reestruturada a nova equipe do Programa Municipal de Internação Domiciliar em Lins
quinta-feira, 22 de novembro de 2012Na tarde do dia 12/11, a Secretária de Saúde, Claudia Nunes em reunião realizada no gabinete do Prefeito de Lins, Engº Waldemar Sândoli Casadei, apresentou a nova equipe do PROMID – Programa Municipal de Internação Domiciliar, que foi instituído em 2006 no Município, porém com uma equipe mínima. A nova equipe, totalmente reorganizada e ampliada, a partir do dia 12/11, passou a contar com 2 médicos, Dr. Otávio Ornelas e Dr. Antonio Marcos, Fisioterapeuta, Ernesto Juan Rembado, 1 Enfermeira, Desiree Fenelon, 1 Assistente Social, Setsuko Tokumoto, 2 Técnicos de Enfermagem, Maria de Lourdes e Aleksandro da Silva Bispo.
Este programa era custeado pela Prefeitura de Lins e após iniciado os trabalhos desta nova equipe, o Município passará a receber recursos do Governo Federal, na ordem de R$34.560,00 mensais para custear as despesas deste programa.
O PROMID deve ser compreendido como uma modalidade contínua de serviços na área de saúde, cujas atividades são dedicadas aos pacientes/clientes e a seus familiares em um ambiente extra-hospitalar.
O propósito é promover, manter e/ou restaurar a saúde, maximizando o nível de independência do cliente/paciente, enquanto minimiza os efeitos debilitantes das várias patologias e condições que gerência.
Este tipo de serviço é direcionado não somente aos pacientes, como também, de forma diferenciada, aos seus familiares em qualquer fase de suas vidas; seja para aqueles que aguardam seu restabelecimento e retorno às suas atividades normais, ou para os que necessitam de gerenciamento constante de suas atividades como também, para pacientes que necessitam de acompanhamento em sua fase terminal.
No gerenciamento desses serviços devem ser usados critérios técnico-científicos e as decisões devem ser baseadas no melhor nível de evidência clínica possível, para cada procedimento. Essa prática é necessária em função da complexidade do meio ambiente do paciente, dos tipos de cuidados médicos exigidos, dos recursos, das condições psico-físicas do cliente/paciente e das patologias a serem gerenciadas.
Em Lins, o Promid está atendendo atualmente 15 pacientes e durante esses 6 anos, mais de 418 pacientes receberam o atendimento e acompanhamento do Promid. Com esta nova equipe o atendimento passará a ser de 8 horas por dia.
Cabe ressaltar que na região, apenas a Prefeitura de Lins conta com este tipo de Programa, que passará a denominar-se PROMID MELHOR EM CASA.
Mais notícias sobre Lins:
- Guarda Municipal de Lins premia seus ‘Soldados Destaque’
- Incêndio atinge prefeitura de Lins e destrói documentos
- Contrato é assinado e obras entre Lins e Marília começam
- Fatec Lins abre inscrições do vestibular 2013 e oferece novos cursos
- Termina a 1ª etapa do projeto de reparos no Prédio do Velório Municipal de Lins