Disque idoso solucionou 32 casos de maus-tratos em Lins
segunda-feira, 9 de abril de 2012Criado há dois meses, o disque idoso de Lins já solucionou 32 casos de maus-tratos. Mas o serviço também ajuda a quem tem mais de 60 anos a resolver outros problemas.
Manoel Pereira tem 78 anos e, a mulher, 73. Eles são aposentados e lutam há dois anos para terminar a construção da casa e sair do aluguel. Com pouca instrução, eles não conseguiam vencer a burocracia e pedir a instalação de um hidrômetro no terreno. Até que ele ligou para o disque idoso.
Cerca de 15% da população de Lins tem mais de 60 anos. A porcentagem é quase o dobro da média nacional, de 8,5%. Pensando na população de idosos, que cresceu 34% nos últimos 10 anos, a Câmara de Vereadores criou a lei que institui o serviço. Do total de ligações, 98% são denúncias anônimas. Na maioria são vizinhos de idosos que testemunham casos de agressão e negligência familiar.
Lins não tem uma estatística oficial sobre a quantidade de idosos que sofre maus tratos. Mas, há dois meses, desde que o serviço passou a funcionar, 32 casos já foram solucionados.
Foram 11 casos de maus-tratos psicológicos, 10 de abandono, 9 de negligência e dois de abusos físicos. Segundo a assistente social, a ligação para o disque idoso é de graça. O serviço, além de fazer o atendimento às vítimas, quando necessário, encaminha os casos para a polícia e Ministério Público.
O telefone do disque idoso é 0800-773 1520.
Fonte: G1