Instituído programa de Horta nas Escolas Municipais de Lins
terça-feira, 10 de julho de 2012A secretaria municipal de Educação, em parceria com o COMPOR (Coordenadoria de Política Rural e Meio Ambiente) e a Sabesp, lançou na EMEI Carlos Aparecido Sanches, no bairro Manabu Mabe, o programa Horta nas Escolas.
A unidade já desenvolve a produção de hortaliças e legumes e, por isso, foi escolhida para sediar o evento. Aparecida Golmia (secretária de Educação), Luiz Paulo Montenegro (COMPOR), Antônio Rodrigues da Grela Filho (Da Lua, superintendente da Sabesp) e João Geada, agricultor da APOL (Associação de Produtores e Oleicultores de Lins), encarregado de preparar a terra e orientar o plantio, participaram do evento.
O programa é realizado também em outras cinco escolas, EMEIs – Profª Alda Therezinha Perches Queiróz, Egilda Sciamarelli Prado e Kitisi Yamauti. E nas EMEF’s: João Alves da Costa e Gessy Martins Beozzo.
Segundo a professora Maria Luíza Formigoni, coordenadora do programa de Educação Ambiental da secretaria municipal de Educação, as escolas aderiram ao projeto de maneira voluntária, por meio de indicação, no início do ano letivo como propostas de trabalho para escolas ecológicas que contemplam diretivas do programa Município Verde e Azul.
Ela fez questão de destacar a participação da Sabesp, que fornece o material para a construção das estufas.
Maria Luíza destacou, também, que o programa hoje instituído na rede municipal surgiu a partir da iniciativa voluntária de educadores de algumas unidades de ensino que já cultivavam hortas, e citou exemplos das EMEIs Egilda e a Carlos Sanches.
As hortaliças produzidas com a participação dos alunos saem da horta e vão direto para a mesa de refeição na escola. O envolvimento direto das crianças que põem a mão na massa – plantam, cuidam e depois colhem – serve de estímulo para adquirir o hábito de comer folhas e legumes.
“O superintendente da Sabesp lembrou que, às vezes, as crianças pensam que verduras e legumes você pega direto da prateleira do supermercado e aqui elas conseguem ver que vem de uma sementinha, que depois vai crescendo. Isso auxilia para a mudança saudável de hábito alimentar.
Fonte: Prefeitura Lins