Jogos Regionais: Evento esportivo muda rotina de Lins
terça-feira, 10 de julho de 2012Com o início do 56º Jogos Regionais, cuja previsão de participantes (atletas, treinadores, equipes de apoio, etc) é de aproximadamente 10.000 pessoas, a população de Lins ganha um grande atrativo para os próximos oito dias. Todos os dias acontecem, em média, mais de 70 partidas de várias modalidades (esportes coletivos), isso sem falar do Atletismo, da Natação e do Judô.
O evento movimenta praticamente toda a cidade. Nada menos que 20 praças esportivas e 39 alojamentos (escolas e outros prédios públicos) estão sendo utilizados pelas 48 delegações visitantes. Até mesmo a escola de um município vizinho a Lins (Getulina) foi reservada para acomodar uma cidade mais distante. A presença de milhares de turistas contribui para o aquecimento do comércio local, já que os visitantes são obrigados a consumirem os produtos e serviços de hotéis, restaurantes, supermercados, padarias, açougues, bares, lanchonetes, postos de combustíveis e outros estabelecimentos linenses.
O Unisalesiano cedeu praticamente todo o segundo andar do prédio principal, na rua Dom Bosco, para utilização do Comitê Dirigente. No local trabalham 57 profissionais da SELT (Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo de SP) coordenados pelo professor Antonio Claudinei Anselmo, o ‘Turco’, chefe dos JRs de Lins, além da grande quantidade de árbitros que atuam na competição.
Favoritismo
A cidade de Piracicaba, campeã das últimas seis edições dos Jogos Regionais da 3ª Região Esportiva do Estado, tenta este ano alcançar o heptacampeonato. A delegação, composta por mais de 550 pessoas, está concentrada na EE Fernando Costa (Industrial), no centro de Lins.
Os piracicabanos se inscreveram em 43 modalidades, e terão como adversárias na 1ª Divisão os municípios de Bauru, Botucatu, Jaú, Santa Bárbara d’Oeste, São Carlos, São Manuel e a cidade-sede Lins.
Em 2011 o município ficou com o titulo dos Jogos Regionais com uma diferença superior a 100 pontos em relação ao segundo colocado.
A força de Lins
Lins tem oscilado entre as duas divisões, desde a instituição deste modelo de dsiputa. Na elite são participam apenas os 8 municípios ‘mais fortes’.
Em 2008 e 2010, por ter sido cidade-sede, os atletas linenses competiram com as potências esportivas da região, sempre ficando atrás das favoritas Piracicaba, Bauru e São Carlos, além dos municípios com população bem superior, como é o caso de Jaú, Botucatu e Santa Bárbara d’Oeste.
Por outro lado, quando participa na 2ª Divisão, Lins se destaca entre localidades como São Manuel, Lençóis Paulista, Barra Bonita e Porto Ferreira, entre outras.
De acordo com o secretário municipal Luiz Henrique (Esportes), este ano a cidade deverá conquistar bons resultados em algumas modalidades. Uma das quais Lins tem se destacado é a Ginástica Artística.
Fonte: Agência Futebol Interior