Nasce um Mosteiro Bizantino Católico em Lins
terça-feira, 24 de julho de 2012Na madrugada do último domingo, na rodoviária, desembarcaram os dois primeiros membros da comunidade ortodoxa que administrará a igreja conhecida como “dos gregos”, há anos fechada e sofrendo forte degradação das obras de arte que recobrem suas paredes internas e os móveis originais que resistiram ao tempo.
Equipes da prefeitura de Lins prepararam o imóvel para essa transferência de administração, removendo entulho e lixo, plantaram árvores ao redor do templo que, agora, passa a ser utilizado pelo Instituto que tem sede em Votorantim e tem o Padre Theodoro como fundador e líder.
Foi um longo processo de negociação até conseguir-se o comodato por 40 anos e depois, a parceria com o Instituto, que já deu início às obras de restauração dos ícones e móveis, bem como do imóvel, conforme o contrato firmado com a prefeitura. Os monges, irmão Makários e o irmão Estevão passaram a ocupar a residência nesta segunda feira, mesmo antes da reforma necessária. No dia 3 de agosto, chegarão a irmã Macrina e o irmão Nectários, ambos artistas argentinos, que trabalharão no restauro e passarão a residir no local. Com essa comunidade, está iniciada a vida de um Mosteiro, onde trabalharão os membros do Instituto, em comunidade, no terreno da igreja.
“Temos, diz o secretário de desenvolvimento Israel Alfonso, conversado com o Padre Theodoro, sobre as visitas de turistas, a população linense e estudiosos da arte e cultura bizantinas, pois o objetivo principal da prefeitura, segundo orientação do prefeito Casadei, é tornar o templo um atrativo e algumas ideias estão sendo trabalhadas como a venda de pães caseiros feitos pelos monges, coral bizantino e aulas de pintura e escultura, além de cursos e oficinas”. Logo após a chegada, os dois irmãos que darão início às atividades do Instituto, se reuniram com o secretário Israel e o diretor de administração de projetos da prefeitura, João Cezar Ferreira, para tratarem de detalhes do contrato assinado há algumas semanas e planejarem o envolvimento da igreja no roteiro turístico de Lins.
Já foi solicitada à Coordenadoria de Política Rural e Meio Ambiente, uma poda das árvores da praça existente nas proximidades do templo e outras interferências que permitirão aos turistas um ambiente agradável no entorno do templo.
A reinauguração do templo acontecerá no dia 8 de setembro, data em que aconteceu a inauguração oficial em 1958, quando se espera um grande número de membros da comunidade grega de São Paulo e Europa e da comunidade ortodoxa da cidade de Votorantim. O programa está sendo montado pelo Instituto e pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentado de Lins.
Fonte: Prefeitura Lins