O lixo de Lins em boas mãos
quarta-feira, 23 de novembro de 2011Com operação autorizada pela CETESB, desde 2007, a Central de Resíduos de Guatapará (CGR – Guatapará) segue a risca a legislação e as técnicas de como se tratar o lixo doméstico e industrial. O aterro possui cerca de 400.000 m2 de área projetada, onde somente no ano de 2025 é que se atingirá a capacidade máxima; com 8 camadas (fases), 50.000 m2 cada uma e 20 m de altura cada fase. Atualmente, recebe resíduos de 35 municípios, classificados nas classes 2A e 2B, segundo NBR 10.004/2004 e encontra-se no início da quarta fase, recebendo diariamente cerca de 2.600 toneladas de lixo; só a título de comparação, Encontra Lins produz 1.600 toneladas ao mês.
Quem não conhece um aterro passa desapercebido, uma vez que o cheiro é praticamente nulo e não há uma ave sequer, ou seja, não há urubus ou gaviões por perto, estas observações comprovam a eficiência de como é processado e trabalhado o material que chega a todo momento. Nas dependências da empresa há um laboratório onde são coletadas amostras para análise de chorume, e monitoramentos como de água subterrânea, superficial, gás, fauna e geotécnico.
A empresa ainda conta com um reflorestamento previsto de 70.000 mudas de árvores nativas, onde 40.165 já foram plantadas como forma a regularização da área que, a partir do início das operações, conta com Reserva Legal, devidamente averbada e Área de Preservação Permanente recuperada. Segundo informações do presidente da CGR, Mauro Picinato, em reunião recente com dirigentes da CPFL, ambas as empresas estarão firmando parceria no sentido de dar início ao programa de produção de energia com matéria-prima renovável. Resumidamente, a CPFL coletará o gás emitido pelo aterro que hoje é queimado, e gerará energia elétrica.
“Podemos afirmar e ficarmos tranquilos em saber que o lixo de Lins está sendo tratado como manda a legislação, num aterro onde o IQR (Índice de Qualidade de Resíduos) auferiu nota 10, dada pela CETESB”, disse Hemerson Calgaro, Coordenador Municipal de Política Rural e Meio Ambiente,em visita recente ao aterro.
Fonte: Prefeitura de Lins
Mais notícias sobre Lins:
- CEMIC dará continuidade ao atendimento das crianças e adolescentes do Projeto Renascer em Lins
- 51,75% a mais de recursos em 2012 para as entidades filantrópicas de Educação Infantil em Lins
- Torneio Incentivo de Judô atrai mais de 600 atletas em Lins
- Lins e mais 5 cidades mantêm sacolinhas obrigatórias
- Projeto leva o cinema para pessoas com deficiência visual em Lins