Prefeito de Lins vistoria obras do futuro Museu
terça-feira, 29 de novembro de 2011O prefeito da cidade de Lins, acompanhado do secretário de desenvolvimento Israel Alfonso, visitou as obras de reforma da antiga estação da NOB, onde se instalará o Museu Histórico e Arqueológico de Lins e a antiga oficina, onde irá funcionar a reserva técnica do Museu.
O secretário apresentou o projeto ao prefeito, detalhando os planos que têm recebido a orientação técnica de especialistas em Museologia, Arqueologia e História, ligados à USP, UNESP e outras entidades da área, ressaltando que “iremos resgatar todos os detalhes possíveis, mas o que estamos fazendo é uma reforma e não uma obra de restauro, que demandaria recursos enormes para ser feita”.
Casadei falou com entusiasmo da obra que será um dos mais significativos marcos da sua gestão, por tudo que representa para a preservação da nossa história e para o crescimento do turismo local. “Estou muito bem impressionado com o que se está fazendo aqui e espero poder inaugurar este Museu até junho ou julho do próximo ano, entregando-o ao povo linense e da região como um repositório de documentos e objetos que contem para as futuras gerações a história desta cidade e do seu povo”, disse o prefeito no final da visita.
O secretário destacou também o aspecto econômico do Museu, declarando que “este investimento, feito com recursos de empresas, do governo federal e do município, além dos empregos que irá criar para poder funcionar, será o maior atrativo turístico da região, atraindo a comunidade científica para trabalhos de pesquisa, estudantes e turistas, gerará movimento em nossos hotéis, restaurantes e incrementará a venda de artesanato, inclusive dos feitos pelos descendentes dos indígenas que foram os mais antigos moradores de Lins. Este, não será um depósito de coisas velhas, mas um centro dinâmico, onde exposições, seminários, estudos das peças com valor histórico que serão guardadas aqui, estarão acontecendo e se renovando permanentemente.”
As obras seguem em ritmo acelerado e estão revelando detalhes do antigo prédio que estavam escondidos sobre as lajes e atrás de paredes que foram sendo construídas ao longo dos anos de ocupação. Muitos deles serão recuperados.
Fonte: Prefeitura de Lins