Prefeitura de Lins promove reunião da CEAD
terça-feira, 12 de março de 2013Aconteceu no último mês, na Prefeitura Municipal de Lins, uma reunião de trabalho da Comissão Especial de Acompanhamento do Desenvolvimento de Lins (CEAD), composta por membros do poder público e da sociedade civil. O encontro foi coordenado pelo secretário municipal Rodolfo Alves (Desenvolvimento Sustentado) e contou com a presença de Paulo Henrique da Luz (também representando o Poder Executivo), Antonio Bispo Manso (gerente municipal de Indústria, Comércio e Serviço), José Carlos Duarte Pinheiro (representante da Câmara de Vereadores), Aymar Júlio Ribeiro (Leila Aguiar (segmento comercial), Solange Aparecida Nobre Pinheiro (economia solidária) e Maria Conceição Rodrigues Faustino, representante sindical de empregados.
Entre os assuntos tratados no evento na cidade de Lins, os principais foram: promover uma análise das concessões de incentivos que tratem de cessão de uso ou alienação de imóveis e incentivos fiscais; acompanhamento e emissão de relatórios (pela Sedesu) sobre as concessões efetuadas; julgamento de recursos de benefícios concedidos e acompanhamento das atividades da Sala do Empreendedor.
Cada um dos requisitos que compõem os objetivos da CEAD foi explicado com detalhes pelo presidente Rodolfo Alves, que também destacou a importância do trabalho da comissão.
Todos os presentes na reunião receberam uma cópia da Lei Municipal 4.987, aprovada em 2007 e que implanta o Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Solidário, Econômico, Turístico e Tecnológico de Lins (PID), cujo principal objetivo é incentivar os negócios que contemplem a economia solidária, bem como o pequeno empresário, a microempresa (ME) e a empresa de pequeno porte, que devem ter tratamento simplificado e favorecido em suas relações com o município. Consta nesta legislação, entre outros benefícios, uma tabela de incentivos tributários e físicos.
A iniciativa, inclusive, foi elencada pelo Sebrae entre as boas práticas de incentivo aos micro empreendedores.
Sala do Empreendedor
No encontro também foi apresentado o relatório de atividades da Sala do Empreendedor, que funciona na Incubadora de Empresas de Lins. Durante o mês de janeiro foram realizados, ao todo, 1.800 atendimentos no local. Entre os serviços à disposição da população estão o PAT Lins (Posto de Atendimento do Trabalhador), PAE (que fornece orientação e suporte para abertura de empresas), Banco do Povo Paulista, Acessa SP e Plantão dos Contadores, entre outros.
Um total de 60 pessoas procuraram o órgão interessados na abertura de novas empresas, além de 9 autônomos com o mesmo interesse.
A Incubadora de Lins fica na Rua Floriano Peixoto, 1.093, no Centro.
Fonte: Prefeitura Lins