Processo de transferência de Patrimônio Arqueológico tem início em Lins
terça-feira, 17 de janeiro de 2012Através de um ofício, entregue em mãos por membros da equipe de arqueólogos e historiadores da USP e da UNESP que estão assessorando a Secretaria de Desenvolvimento Sustentado na montagem do Museu Histórico e Arqueológico em guia de Lins, o secretário Israel Alfonso pediu ao Dr. Walter Neves, professor renomado em Evolução Humana pelo Departamento de Genética e Biologia Evolutiva da USP, que ceda para Lins o acervo Kiju Sakai, coletado em escavações feitas pelo arqueólogo japonês, na década de quarenta, entregue à Universidade de São Paulo, como determina a legislação que protege o patrimônio arqueológico.
Em seu ofício, o secretário linense explica ao Dr. Walter o andamento das obras da reserva técnica, já no acabamento e que elas respeitaram todas as exigências técnicas necessárias para se tornar um local de guarda, estudos dos objetos e esqueletos que são referências importantes da ocupação da região onde se localiza a cidade e também, os investimentos que estão sendo feitos na compra, já efetivada, de equipamentos e móveis especiais para a guarda desse patrimônio arqueológico.
A solicitação de transferência do acervo Sakai foi discutida nesta sexta-feira, na USP, em São Paulo e os representantes de Lins mostraram fotos e o projeto do Museu que está em obras aceleradas de construção. Em nome da prefeitura, convidaram o Dr. Walter para uma visita a Lins, para conhecer o trabalho que está sendo feito e que culminará com a inauguração de um dos maiores museus do Estado de São Paulo. O convite foi aceito para março, quando Israel espera ter prontas as obras físicas e o Museu esteja em fase de montagem para abrir visitação até o final de julho, conforme compromisso assumido pelo prefeito Casadei.
O secretário espera que o Museu seja um campo de estudos para professores, pesquisadores e estudantes de universidades do país e do exterior, pois mesmo sem estar funcionando já foi tema de mesas de debates em três congressos internacionais de Arqueologia, pelo ineditismo da sua proposta e por nascer da vontade política de um governo municipal.
Liliane Teixeira, diretora municipal de turismo, informa que o Museu é prioritário para a Secretaria de Desenvolvimento, também para o projeto de Turismo. Como se sabe, Lins já é o terceiro pólo de atração nacional de turistas da melhor idade e ter opções de passeios é fundamental para manter-se nessa posição. Para a diretora, o museu deverá atrair milhares de turistas de toda a região, como já está acontecendo com o Roteiro Rural, o Roteiro do Rio Dourado, a rica oferta de opções gastronômicas e as águas termais oferecidas pelo Blue Tree, garantindo-se o fortalecimento e crescimento das atividades hoteleiras e gastronômicas, principalmente.
Fonte: Prefeitura de Lins
Mais notícias sobre Lins:
- Exposição de Quadros e Mosaicos do CREAS seguem até dia 06/12 em Lins
- Vazamento de amônia provoca evacuação de frigorífico em Lins
- 51,75% a mais de recursos em 2012 para as entidades filantrópicas de Educação Infantil em Lins
- Motociclista tem pé amputado em acidente com veículo em Lins
- Apresentações Culturais de Natal no Calçadão de Lins