Secretário de Lins visita museus em Araraquara
terça-feira, 31 de janeiro de 2012Nesta terça, 17, acompanhado dos diretores municipais de Turismo e Projetos, Liliane Teixeira e João Cezar Ferreira, o secretário de desenvolvimento sustentado da cidade de Lins, Israel Alfonso, esteve na cidade de Araraquara, onde foi recebido pela Cientista Social Virgínia De Gobbi, da equipe técnica que administra os museus, que acompanhou a equipe linense na visita a três deles, o Histórico, o Ferroviário e o Arqueológico, além do laboratório e reserva técnica.
Durante a visita, conheceram regulamentos, procedimentos de guarda de acervo e a montagem das exposições permanentes e temporárias, conversaram com o administrador sobre a relação do poder público e os museus.
A Dra. Virgínia, que esteve em Lins para conhecer as obras do museu e da reserva técnica no final do ano passado, explicou as formas de relacionamento do museu com as pessoas e entidades que doam ou emprestam objetos, fotos e documentos, a seleção desse patrimônio e como proceder o descarte dos objetos considerados sem valor histórico ou arqueológico.
O secretário ressaltou que desde o ano passado, já visitou seis museus e se reuniu com museólogos para conhecer propostas e reunir informações úteis ao processo de montagem do Museu Histórico e Arqueológico de Lins. “A nossa proposta é fazer tudo dentro da técnica, pois queremos um museu que possa ser uma referência científica e que valorize a cidade. Não será um museu a mais, mas um museu que seja o local para pesquisas de mestrandos e doutorandos das universidades brasileiras, além de dar aos estudantes e a todos os visitantes, informações e visão das origens da cidade e de seu povo”, disse o secretário em seu agradecimento pela atenção que recebeu em Araraquara, durante a visita.
As obras da reserva técnica estarão concluídas até o final de janeiro e terá início, a partir do próximo dia 24, a montagem dos móveis e equipamentos especiais para a guarda do acervo que, inicialmente, virá da USP e do museu da imigração japonesa, da ABCEL.
Fonte: Prefeitura de Lins